Criar uma Loja Virtual Grátis
Oque é a Homossexualidade? O que é o Lesbianismo?
Oque é a Homossexualidade? O que é o Lesbianismo?

Homossexualismo e o Lesbianismo em Angola, Causas e consequências... O que é o Homossexualismo? O que é o Lesbianismo? Continue lendo... no caso de duvidas ou sugestões contacte o email vaudimiro77@gmail.com ou pelo meu facebook  Vaudimiro José Ferreira

 

 

 

 

 

 

Homossexualismo:
 

Característica ou qualidade daquele que sente atracção física, estética ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou género. Enquanto orientação sexual o homossexualismo se refere a um padrão duradouro de experiências sexuais, afectivas e românticas principalmente ou unicamente entre pessoas do mesmo sexo.
 

O termo homossexualismo é um termo em desuso que costumava definir a relação afectiva e amorosa entre pessoas de mesmo sexo como uma doença (através do sufixo "ismo"). Hoje em dia o termo correto é homoafetividade ou Homossexualidade.
 

O termo homossexualidade foi criado por um jornalista austro-húngaro chamado Karl-Maria Kertbeny em 1868, acredita-se que desde a antiguidade já existiam pessoas com tal característica.
 

Em 1970, os psiquiatras afirmavam que a homossexualidade era uma doença mental causada por processos fisiológicos, por desvios da orientação sexual e ainda por má formação e identificação sexual. Em 1993, o termo foi mundialmente retirado da lista de doenças mentais, já que não haviam provas que confirmassem a veracidade do pronunciamento, e foi declarado que a homossexualidade era uma forma natural de desenvolvimento sexual.
 

Lesbianismo
 

O lesbianismo é o homossexualismo feminino, também chamado de safismo, o termo lesbianismo é usado em espanhol, para se referir a homossexualidade feminina, a palavra é usada para se dirigir a uma mulher homossexual, ou seja, uma mulher que sente atracção física e emocional a outras mulheres, e que não sentem atracção pelo sexo oposto, ou seja não sentem-se atraídas por homens.
 

Além do Lesbianismo e o Homossexualismo, existem também os Bissexual, bissexual são aqueles que sentem atracção sexual por ambos os sexos, feminino e masculino. Um homem ou uma mulher bissexual irá sentir-se atraído por mulheres, mas também por homens. Normalmente existe uma maior inclinação para o sexo contrário, mas pode não ser sempre assim.
 

 

 

 
 

1.    História do homossexualismo em Angola
 

 
 

Após Angola ter se tornado um país independente o estado angolano herdou algumas leis do regime colonial português (sendo que Angola era colonizada pelos portugueses), entre as quais as que definiam a homossexualidade como ilegal e que a prática de tal acto devia ser punida como imoral. Embora a situação na antiga metrópole tenha mudado, visto que em 2010 a Assembleia da República do estado português tenha legalizado a união civil entre pessoas do mesmo sexo, tornando assim o país, o sexto na Europa e o oitavo no Mundo a legalizar o casamento gay, a situação em Angola permaneceu inalterada, ou seja não mudou nada até aos dias de hoje.
 

Apesar de não existir um enquadramento legal actualizado, e tais temas não serem abordados oficialmente, não existem provas documentais de que de facto a homossexualidade seja proibida ou de que outras penalidades estejam a ser aplicadas para camuflar as verdadeiras razões de algumas condenações, Tais leis, ainda se encontram em vigor, não tendo sido até ao momento efectuado nada para as reformular, razão pela qual a ILGA (Intervenção Lésbica, Gay) classifica a prática da homossexualidade como ilegal em Angola.
 

A realidade é que, segundo a actual legislação, a união civil entre pessoas do mesmo sexo não está contemplada (não é permitida), e a homossexualidade pode ser punida como acto imoral, não existindo no entanto penas definidas.

 

 

 

Estado actual da homossexualidade em Luanda:

 

A homossexualidade em Luanda continua a ser um motivo de grande descriminação sendo que muitos homossexuais (conhecidos na gíria como paninas) sofrem agressões das pessoas tanto físicas como verbais, nós últimos dias tem se aumentado o número de homossexuais, segundo a mídia e devido a influencia que a novela Windeck trouxe divulgando a homossexualidade, facto que se nota uma maior abertura da sociedade em relação ao fenómeno. Muitos homossexuais “saíram do armário” porque viram pessoas com estatuto social assumirem a sua orientação sexual e serem aceites e respeitadas, Perceberam então que também podiam assumir publicamente suas opções sexuais e que também seriam aceites. Muitos têm sido agredidos em discotecas e até mesmo na rua, mas isso não muda o que sente “Na rua é um homem, em casa com o parceiro gosta de ser tratado como Mulher”. Diz Paulo homossexual.

Ele no entanto, não se assume publicamente ser homossexual mas reconhece que, sobretudo em Luanda, o tema está a deixar de ser um tabu. Isso porque os canais de televisão fazem questão de divulgar mais a homossexualidade, mostrando às pessoas que a única coisa que nos difere dos outros homens é a opção sexual.

 

Segundo o sociólogo e docente universitário António Padiki, vê a homossexualidade como algo contra a natureza humana. Para o sociólogo, essa é uma prática que devia ser reprimida porque não se compadece com a nossa cultura, fazendo alusão ao facto de, dos 54 países africanos, 38 manterem leis contra a homossexualidade. Aliás, na Somália, no Sudão e na Nigéria vigora a pena de morte para homens que têm relações sexuais com homens, em África é mais visível a homossexualidade masculina do que a feminina e que Angola não é excepção.

 

Além da novela Windeck outra novela que causou uma grande repercussão foi a novela Jikulumessu que causou grande polémica no país devido um beijo homossexual entre dois protagonistas da mesma novela que era emitida pela TPA. Depois deste episódio, emitido no dia 28 de Janeiro, "Jikulumessu – Abre o Olho" acabou por ser retirada do ar.

 

 

 

 

 

2.    Causas
 

Concernente as causas da homossexualidade e o Lesbianismo tem sido um motivo de grande discussão, isso porque cada cientista tem um conceito diferente, as duas opiniões defendidas pelos cientistas que tem sido motivo de grandes discussões são:

 

Ø  Alguns defendem que a homossexualidade e o Lesbianismo é devido a genética.
 

De acordo com eles, a homossexualidade é hereditária e passada de pais para filhos mulheres herdam traços homossexuais dos pais, enquanto homens recebem os traços das mães. Durante uma reprodução entre o  Pai e a Mãe passam para o filho todas as instruções (olho, pé, cérebro, pênis, vagina). É a ativação correta de cada um desses fatores é que determina a um óvulo fertilizado que gere um ser humano, desta maneira um feto masculino que herda a instrução de ser sensível (Neste caso o homem herdar os genes da Mãe) pode vir a se tornar homossexual, e por outro lado se um feto feminino herda a instrução a ser muito insensivel (Neste caso do Pai),  pode gerar uma lésbica.

 

Um dos factores que mais leva acreditar que a homossexualidade é um caso genetico é o fato de que vários casos de homossexuais (gays e lésbicas) podem acontecer em uma mesma família, isso leva os  cientistas a acreditarem que existe uma causa genética.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ø  Outros defendem que as causas do Lesbianismo ou da Homossexualidade é consequência das influencias do  meio em que a pessoa reside.
 

Uma vez que o ser humano é um ser social ou seja interage com outras pessoas de modo a trocar conhecimentos, neste caso uma Criança do sexo masculino que desde a sua nascença sempre esteve rodeado de mulheres tanto que enquanto criança só brincava com Mulheres incluindo o facto de brincar com bonecas vestir roupa de Mulher etc. Essa criança deixa de lado a sua masculinidade e passa a se comportar como Mulher porque desde criança ele sempre aprendeu o que é ser Mulher e nunca teve muito contacto com figuras masculinas esta Criança pode vir a se tornar homossexual quando for adulto, por esta razão alguns cientistas defendem que uma das causas para o Lesbianismo e o Homossexualismo é devido o meio social em que a pessoa vive.

 

 

 

3.    Consequencias
 

São inúmeras as consequencias que um Homossexual passa quer fisicas, psicólogicas, preconceito, despreso por parte dos familiares, entre outros.

 

 

 

Consequências sociais e  preconceituosas

 

O homossexualismo sempre gerou muito preconceito, muitos são os que aceitam normalmente o homossexualismo feminino ou masculino quando ele acontece na casa do vizinho, mas se a situação é dentro de sua casa, ali passa a ser preconceituoso e feri fisicamente e psicologicamente a pessoa. Deste modo, muito dos casos de discriminação contra o homossexual começa dentro da sua própria família, dificilmente encontra-se homossexuais que têm o apoio da família quando revelam a sua opção sexual. O que normalmente leva alguns pais a discriminar os seus proprios Filhos é a decepção pela opção sexual do filho ou da filha. Tendo em conta que os parentes e amigos, são a nossa fonte incentivadora e quando muitos homossexuais ao invés de serem incentivado acabam por ser discriminados por estas pessoas isso pode fazer com que essa pessoa se exclua do meio social, ou passe a consumir drogas de modo a poder esquecer o despreso que os amigos e os familiares tem por ele. Muitos são obrigados a sair de casa para enfrentar a vida e lutar pelo seu espaço numa sociedade discriminatória.
 

 
 

Na escola, os meninos afeminados são excluídos do grupo dos outros meninos, o mesmo acontece com as meninas masculinizadas, pois os seus colegas não querem ser vistos em sua companhia, pois temem ser ridicularizados pelos demais companheiros de escola. No trabalho, muitos são obrigados a esconder a sua verdadeira opção sexual para não perder o emprego, a mesma coisa na carreira militar onde os homossexuais não são admitidos.

 

 

 

Consequencias psicologicas

 

As primeiras consequências psicologicas de um homossexual são o agravamento dos sentimentos de culpa, solidão e depressão. Ao contrario do que muitos pensam acerca dos homossexuais além de eles se vestir de mulher se assumir publicamente como homossexual, ele também passa por um processo de sentimento de culpa normalmente isso acontece quando ele passa a ser humilhado e rejeitado pelas pessoas que lhe rodeiam, ele passa por um periodo de questionamentos uma das perguntas que nunca sai de sua mente é “onde eu errei?” apesar do prazer de relação sexual com pessoa do mesmo sexo, o homossexual não consegue evitar as angústias causadas por seu comportamento. Muitos acabam por se deprimir, e se revoltar com toda gente que vier a querer zombar com ele chegando assim por ser agressivo.

 

 

 

Consequencias fisicas

 

Como vimos no principio deste trabalho muitos homossexuais são vitimas de agressões por parte das pessoas quer fisicas quer verbais, alguns são insultados pelas ruas em que passam com frases ofensivas e discriminatorias, outros em festas na escola e até mesmo no local de trabalho, sendo que alguns chegam a ser agredidos simplismente pela sua opção sexual, sem esquecer que alguns até chegam a ser abusados sexualmente.

 

 

 

No caso de duvidas siga-me no facebook contacte-me através do email vaudimiro77@gmail.com

Ou siga-me no facebook Vaudimiro José Ferreira

 

https://web.facebook.com/vaudimiro.joseantonio.7